segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sintese geral sobre a oficina: A televisão uma fábrica de sonhos.

O projeto Oficina: A televisão uma fábrica de sonhos, teve como intuito fazer uma reflexão sobre a questão da influência da televisão no cotidiano das pessoas, trabalhando a questão da ideologia, representação e Merchandising, bem como aspectos educativos que a televisão brasileira também pode oferecer por meio de canais de cunho educativo. Os tema que foram desenvolvidos durante o projeto foram:
  • O que é televisão;
  • A história da televisão brasileira entre 1950-1990;
  • A história da Rede Globo e Gêneros televisivos;
  • Publicidade e Ideologia na televisão;
  • Tv Digital e educativa.

Objetivos Especificos dos temas acima desenvolvidos:

  • Conhecer a cultura televisual dos participantes da oficina;
  • Refletir a influência da televisão no cotidiano das pessoas;
  • Entender aspectos históricos da televisão brasileira;
  • Conhecer o progresso das emissoras brasileira;
  • Identificar permanência e inovações dos programas televisivos das emissoras brasileiras;
  • Despertar leitura crítica do documentário assistido "Muito além do cidadão Kane";
  • Discutir como a TV "fabrica" a realidade tendo os gêneros televisivos para essa operacionalização;
  • Refletir e discutir gêneros televisivos tendo o documetário "Muito além do cidadão Kane" como referência para a realização do debate;
  • Discutir a questão da propaganda presente na televisão;
  • Entender como a ideologia constitui um elemento importante na conquista dos telespectadores, por meio da produção televisiva;
  • Discutir a inovação tecnológica tendo a TV digital como um instrumento educativo e social;
  • Refletir aspectos positivos que os canais educativos podem oferecer para um bom desenvolvimento de projetos didático-pedagógicos.

O desenvolvimento das atividades no Estágio Supervisionado II

  • Dinâmica de apresentação;
  • Música: "Televisão" do grupo Titãs;
  • Debate sobre "O que é televisão";
  • Discussão sobre a influência da TV na vida das pessoas;
  • Questionários sobre a participação da TV no cotidiano das pessoas;
  • Debate sobre a história da televisão brasileira;
  • Montagem de um painel com a linha de tempo;
  • Exibição do documentário "Muito além do cidadão Kane";
  • Leitura e discussão do texto "Crise? Que Crise? Salve as baleias..." Folha de São Paulo, 23/09/1998;
  • Reflexão, debate, pontuação de elementos importantes sobre gêneros televisivos;
  • Reflexão e debate de questionário sobre "história da Rede Globo e gênero televisivo" por meio de respostas coletivas de um roteiro de análise;
  • Exibição da música "geração coca-cola" de Legião Urbana;
  • Reflexão e debate da música "geração coca-cola";
  • Leitura e reflexão do texto "Vendendo o peixe" de Luis Fernando Cerri;
  • Orientação, elaboração e apresentação de um texto publicitário, como por exemplo, a propaganda comercial;
  • Reflexão sobre TV digital e programas educativos.

Público-alvo

  • Estudantes da Rede Pública Estadual com faixa etária de 15 a 23 anos.

Local da realização e aplicação da oficina: A Televisão uma fábrica de sonhos:

  • Colégio Estadual Sinésio Costa - Riacho de Santana - Bahia

Avaliação do projeto:

O projeto de oficina: A Televisão uma fábrica de sonhos proporcionou mais conhecimentos sobre o tema, uma vez que deu oportunidade de aprender a elaboração do projeto tendo orientação do professor de Estágio. A oficina proporcionou uma interação maior dentro e fora do ambiente escolar, na busca de obter melhores resultados das atividades desenvolvidas.

A oficina teve um envolvimento da comunidade escolar onde foram aplicadas as atividades, já que a disponibilização dos recursos demonstra um empenho positivo por parte da Direção do Colégio Estadual Sinésio Costa.

É importante destacar o envolvimento e preocupação dos professores - orientadores do projeto, sendo um fator favorável no compromisso de ensinar os passos da elaboração e aplicação da oficina: A Televisão uma fábrica de sonhos.

Avaliamos que o Estágio Supervisionado II tendo as oficinas como recurso prático ajudou na desenvoltura para aplicação dos conteúdos de forma mais dinâmica e coletiva. A contribuição maior dos encontros foi ter demonstrado que é possível associar ensino e pesquisa, dado que valoriza o trabalho do professor no envolvimento de um projeto que beneficia a comunidade escolar.